Caso tenha sido feito a leitura e apontamento e o sistema apresenta no log de ocorrências a informação de 0 lidas e 0 gravadas, ou de “X” marcações lidas e “Y” gravadas, deverá ser realizado o procedimento:
1 – Cad. relógio – 3 dígitos no campo código e campo REP preenchido se for o novo formato AFD, se não for, devem deixar sempre em branco;
2 – Cadastro dos Funcionários – Pegar número do PIS do TXT;
3 – Fazer backup e em seguida droppar as tabelas RFE, RFB, SP8, SPC;
4 – Em Atualizações > Cad. Ponto > Períodos – Verificar se o período que está tentando fechar, já está cadastrado. Se estiver DELETE. Nessa rotina só devem conter as linhas dos períodos já encerrados e são inseridas automaticamente pelo sistema quando se faz o encerramento, o usuário não pode informar nada;
5 – Ainda no cadastro do Período clique em – Modif. Per. Apontamento – clique na segunda opção “Período” – Ajuste o MV_PONMES e MV_PAPONTA, caso não esteja de acordo com o período que quer ler as marcações;
Para fazer a leitura:
6 – Data no rodapé, último dia do Período (último dia do PONMES);
7 – Confira bem os parâmetros, veja se turno, regra, código de relógio estão corretos e os demais parâmetros também;
8 – A perguntar “Ler a partir”, deve ser “cad. de relógio” sempre;
9 – Caso mesmo assim não leia, verifique os parâmetros MV_VISINI e MV_VISIFIM, se não tiver numeração de crachá reservada de fato para visitantes o ideal é que eles
fiquem em branco;
10 – Existe também o MV_GETDIAA e o MV_GETDIAP, que devem ser olhados sempre que lê tudo, só não ler a última marcação do último dia do período que fica depois da meia noite, então neste caso o MV_GETDIAP deve estar pelo menos com 1;
11- Verificar se o PIS ou Crachá no cadastro do funcionário está informado, pois se não tiver, de fato VAI LER as marcações, mas NÃO gravará. Para resolver uma consulta genérica na
SRA resolve.
12 – Quando não for AFD, Vejam quantos dígitos tem o crachá, veja se na SRA, no SRA_ CRACHA tem a mesma quantidade de dígitos também.
13 – Quando for leitura do Modelo antigo, no cadastro de relógio ainda funciona o F4, que mostra se o relógio está configurado corretamente, se está buscando as informações corretas do TXT.
14 – Verificar se o arquivo que o sistema está lendo não é de um período errado, ou se não é um TXT de outra empresa, então, SEMPRE, uma consulta genérica com o PIS extraído do TXT do cliente, será fundamental.